Aumento IOF para brasileiros para saques e compras no exterior

É isso aí! Sei que essa não é uma notícia muito boa, mas é bom estar informado antes de viajar ou mesmo repensar a tão sonhada viagem para esse ano.

A verdade é: está tudo mais caro. Deve-se levar em conta que, especialmente nesse ano de 2014, os preços das passagens estão bastante mais caras com relação ao ano passado e anos anteriores. Isso acontece por muitas razões, mas vou citar duas delas. A primeira é que faz cerca de 10 anos que vem havendo queda nos valores das passagens e viajar para o exterior tem se tornado relativamente barato (essa queda tem baixado pelo mundo inteiro e não somente no Brasil). No entanto, chegou a hora de estabilizar esse valor. E isso está ocorrendo justamente em ano de Copa aqui no Brasil (coincidência nunca é…).

E essa é justamente a segunda razão. Viajar para fora do país, especialmente, está bastante caro para nós brasileiros nesse 2014. Além de o dólar ter seu valor subindo bastante (e ao que tudo indica vai continuar assim até pelo menos o fim do ano!), é hora de manter os brasileiros aqui. É bem nesses termos mesmo. Porque se os valores diminuírem muito, muitos brasileiros vão pegar suas asinhas e viajar na época da Copa. O que não é exatamente bom pra nossa economia. Principalmente porque isso não melhora em nada duas das principais preocupações do governo nessa época: o trânsito e a violência. Os turistas que saíriam seriam pessoas com um pouco mais de poder aquisitivo e o número de brasileiros não seria grande o suficiente para amenizar os engarrafamentos. No entanto, esses brasileiros turistas, gastariam dinheiro no exterior, e não aqui.

Bem, mas voltando ao assunto IOF. Sim, Imposto de Operações Financeiras, o tão temido IOF, a tão temida taxa que pagamos no exterior pelas compras que fazemos, está subindo. E muito, diga-se de passagem. Para transações realizadas a crédito no exterior, o IOF era de 6,38%, e permanecerá assim. Mas era por conta desse valor tão elevado que, quando nós viajamos, acabavamos comprando na opção débito ou realizávamos saque (utilizávamos aqueles Visa Travel Money, cartões pré pagos, ou os traveller checks). Certo? Porque o valor para transações no débito e para saques era de apenar (hoje, eu digo apenas) 0,38%.

Bem, esse valor subiu para, nada menos, que 6,38%, o mesmo valor para transações no crédito. Um absurdo, não é? Está simplesmente insustentável viajar nessa época. E a medida foi emergencial (anunciada no Ministério da Fazenda hoje!) e rápida: entrará em vigor a partir de amanhã!

O que facilitava a nossa vida de turista/ estudante/ trabalhador/ mochileiro, enfim, de viajante, era o VTM, que é o famoso cartão pré pago e que por isso tinha alíquota de 0,38%. Pois é, agora essa taxa aumentou também! Não adianta ir correndo pegar VTM achando que vai ficar na tarifa antiga. É cartão pré pago? Alíquota de 6,38%. E aviso: os travellers check ficaram condicionados à mesma alíquota de 6,38%. Tá brabo o caso agora, né?

Quem, ainda assim, pretende viajar, ou tem uma viagem já marcada, como eu (conto pra vocês no próximo post) e não quer ou não pode desmarcar, pelo menos vá ciente dessa alíquota de 6,38%. Tanto para levar uma reserva, quanto para gastar menos, se for o caso.

Ah, só tem um detalhe… Quem quiser trocar moedas em casas de câmbio dentro do Brasil, e espécie, pagará a a alíquota antiga de 0,38%.

Curta a página de No extrangeiro no facebook!

Nota a Imprensa – 27 12 2013 Fonte Fonte Extra

Anúncios

3 respostas em “Aumento IOF para brasileiros para saques e compras no exterior

  1. Pingback: Aumenta o IOF para brasileiros no exterior! | no extrangeiro

  2. Pingback: Postagens | no extrangeiro

  3. Pingback: Meios de pagamento no exterior | no extrangeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s