Como fazer micheladas? #vídeo

Estrangeiros, OI!

Vocês conhecem as micheladas?

michelada

Michelada é essa bebida aí da foto. Dizem que essa bebida surgiu nos anos 70 no estado de San Luís Potosí, no México. A história tem origem com um cliente chamado Michel que costumava ir a um bar e pedir sempre cerveja com limão, gelo e salsas (temperos). Algum tempo depois, alguns clientes passaram a pedir a bebida com os mesmos ingredientes e, então, para se referir ao tipo exato que pedia Michel eles diziam “Micheladas”. Algo como a bebida do Michel. Faz sentido, não?

Quando cheguei, logo me levaram para provar a tal Micheladas: “Oye, Pau, vamonos por unas miches?” (Hey, Paula, vamos beber umas micheladas?, algo assim) Eu fui, claro, e provei a tal micheladas. Mas a bebida não desceu muito facilmente. Vejam bem, é uma bebida com cerveja, temperos (isso mesmo, temperos que se usam para cozinhar, inclusive com pimenta, o chile deles aqui), suco de tomate, entre outros. Já imaginaram o gosto? É diferente, muito diferente. A princípio fiz uma careta estranha, tomei alguns goles, e ainda tentei mais uns. Acabei por dar a minha michelada para um dos guris e pedi uma boa e velha Corona Extra. Totalmente diferente! Enquanto eles todos bebiam micheladas, claro, e com muuuuuuita pimenta (chile) na comida.

Bem, como a minha roomie Consuelo (a mexicana com quem divido apê) adooooora micheladas, pedi pra gravar um vídeo um dia qualquer que ela fez a bebida em casa, porque queria mostrar pra vocês! O vídeo está em espanhol (mas ela fala bem devagarinho e mostra os ingredientes, tá bem fácil de entender), porque a minha roomie é mexicana e o Borja, amigo que estava junto, é espanhol. Espero que gostem!

Obs.: Quem não quiser ver o vídeo, coloquei a receita da bebida abaixo para que vocês possam tentar em casa, se quiserem! É uma receita rápida, fácil e simples de micheladas. O vídeo tem duração de 7 minutos.

Receita de micheladas:

  • Sal
  • Limão
  • Suco de tomate
  • Gelo
  • Jugo Maggi (tempero)
  • Molho Worcestershire (chamam de tempero ou molho inglês)
  • Pimenta (em molho. Aqui se usa a Tabasco)

E é basicamente isso de ingrediente. Agora, vamos ver como se faz:

Primeiro se passa limão na bordinha do copo em que se vai preparar a bebida. Aí coloca sal num prato e vira o copo no prato, para que o sal fique na beiradinha (esqueci o nome em português, em espanhol isso se chama escarchar). O próximo passo é começar a colocar os ingredientes no copo.

O primeiro ingrediente do copo (já com sal na beiradinha) é colocar gelo, pode colocar à vontade do freguês, quantas pedras de gelo quiser. Pode inclusive quase encher o copo. Depois vem o Jugo Maggi, se coloca algo como 2 colheres de sopa. Depois, a salsa inglesa, a medida é igual ao do Jugo Maggi, 2 colheres de sopa. Depois dos molhos, se espreme cerca de 1 limão e meio para uma medida e o suco vai junto com os outros molhos. Aí se coloca a pimenta, Tabasco. A medida da pimenta é pequena, viu? Cerca de uma colher de chá, um pouquinho mais.

Depois de misturar todos os molhos e temperos, é hora de colocar o suco de tomate e a cerveja. Primeiro, o suco. Se coloca mais ou menos até a metade do copo. E se completa com a cerveja (qualquer marca, depende do gosto do freguês). Esses ingredientes dependem de como a pessoa que vai beber gosta mais. Eu, por exemplo, quando experimentei pedi com mais cerveja, então veio uma longneck inteira de cerveja, enquanto para os meus amigos, veio pouco mais do que a metade de cerveja. A finalidade é completar o copo com esses dois ingredientes. As medidas cada um faz como preferir!

Se eu posso sugerir, quem nunca tomou micheladas e quer experimentar, põe mais cerveja do que suco de tomate. Porque daí a cerveja, tendo gosto forte, dá uma mascaradinha nos outros ingredientes.

E aí está a foto dos preparadores. Bem, da preparadora e do provador!

IMG_7998Espero que tenham gostado!

Até mais!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s