Como tirar o passaporte em 3 passos!

Extraneiros, OI!

Vocês já acharam que eram “pouca pessoa” pra um monte de coisas pra fazer? É assim que eu me sinto! Sei que tenho falhado com vocês com relação aos poucos posts que tenho trazido, e na verdade tenho muitas novidades! Vou tentar trazer uma por uma e muitos vídeos e fotos! Mas bem, vamos ao assunto do dia…

Passaporte então! Afinal, olhando por blogs e páginas de busca, acabei percebendo que existem dúvidas ainda meio gerais com relação a esse tema. Algumas pessoas tem a impressão de que o passaporte demora meses em ficar pronto. Outras pessoas acham que é o momento de marcar a entrevista que demora. Bem, nenhum dos dois é completamente verdade. Esse tipo de dúvidas é que eu vou buscar esclarecer, bem como todo o processo da confecção do passaporte num post resumido e rápido! Vamos lá?

1 – Primeiro, é preciso sim agendar uma entrevista para levar todos os documentos (alguns postos da PF não exigem isso, no entanto, ainda é preciso cadastrar seus dados no site deles, portanto, siga esse passo 1 de qualquer maneira). Mas como fazer isso? Bem, primeiro reúna documentos que serão necessários para marcar a entrevista: RG, CPF, título de eleitor, e dados gerais como endereço, nome de pai e mãe e etc; depois entre no site da Polícia Federal e escolha a opção Passaporte, no menu à esquerda. À partir daí é fácil, você escolha a opção 1 (Requerer passaporte para brasileiros) e vai aparecer uma série de passos para realizar o passaporte. É só seguir os passos, preencher todos os campos (para isso você precisará dos documentos que citei acima) e avançar até o final. Não esqueça de anotar o número do seu protocolo quando terminar de preencher tudo!

O site então gera uma guia de pagamento (mais conhecida como GRU – Guia de Recolhimento da União), que tem valor de aproximadamente R$200,00, e que você deve pagar antes de ir à entrevista.

2 –  O que nos leva ao seguinte passo: a data da entrevista. Se a agenda da polícia não abrir sozinha, volte a entrar na página inicial do site da PF e clique na opção Passaporte e, então, clique na opção 7 – Agendar atendimento. Aí você vai precisar do número do protocolo e pronto!

3 – A partir daí é só pagar a guia, reunir os documentos necessários e comparecer à entrevista!

Não é difícil, né? Agora, o que levar no dia da entrevista?

Documentos necessários:

Bem, depende do tipo de passaporte de que você precisa, no entanto, para o passaporte de tipo mais comum no Brasil (Passaporte Comum), você precisa de:

– Carteira de Identidade (você tem que ter feito esse documento com no mínimo 12 anos) ou algum de seus representantes em território nacional (Carteira de motorista, carteira militar, etc.);

– Título de eleitor e comprovante(s) de que votou na última eleição;

– Documento que comprove quitação com o serviço militar (para homens);

– Comprovante de pagamento da GRU;

– Passaporte anterior, caso você tiver feito algum passaporte anteriormente;

– CPF.

Para os naturalizados brasileiros e outros casos específicos, consulte a página da Polícia Federal.

Dúvida:

O passaporte tem validade de 5 anos. Mas o que acontece quando a gente tira o visto americano por exemplo e o Consulado dá 10 anos de visto de turista americano colado no teu passaporte, mas o passaporte vence na metade do tempo? É muito simples. Quando o passaporte vencer, depois de 5 anos, você ainda tem 5 anos de visto americano, certo? Então você faz o novo passaporte e carrega os dois para viagens para os EUA, por exemplo. O visto não vai ser transferido para o novo passaporte, você vai ter que andar com dois documentos, o passaporte novo com prazo de validade novo em folha e o passaporte antigo com o visto ameriano válido. Mas isso é tudo.

Mitos sobre o proesso:

IMG_8743

  • Foto – Eles tiram a foto lá mesmo. Não precisa ir no estúdio e tirar aquelas milhões de fotos 5×7 que acabam sobrando e ficam na carteira até mofarem! Acho que esse mito se deve ao fato de que antes, há alguns anos atrás, era sim necessário levar foto, mas atualmente eles tiram a foto do passaporte lá e ainda dão chance de que você olhe a foto e, caso não goste, possa tentar outra vez.
  • “Demora meses” – Não mais. A verdade é que, se o posto aonde você for marcar a entrevista for, normalmente, muito concorrido, pode que talvez só tenha data de entrevista disponível para dali algumas semanas ou mesmo um par de meses. Mas essa parte pode ser evitada, se você fizer seu passaporte já! Não importa que não vá viajar na semana que vem, mas se tem planos de viajar dentro de 1 ou quem sabe até 2 anos e ainda não tem passaporte, é só fazer esses passos simples acima e pronto, tens teu documento por um período de 5 anos.

O que pode acontecer é que, em alguns casos especiais, a agenda da PF esteja muito cheia e, portanto, só tenha data para entrevista para dentro de alguns meses. Isso pode acontecer por várias razões: alguma greve recente e como consequência adiamento das entrevistas que deveriam ocorrer durante; programas do governo que exigem uma alta demanda de passaportes, como o Ciências sem Fronteiras, e etc. Normalmente, a Polícia é muito rápida e eficiente e, às vezes, dentro de uma semana tu já consegues uma data.

  • Quanto a demora “pós” entrevista, essa sim é mito mesmo. Porque o documento leva cerca de 6 dias úteis para ficar pronto. É rapidinho!

Ah, um detalhe importante: passaporte não é feito pra enfeite, tá? Sempre que for viajar internacionalmente, leve-o, é o seu documento de viagem reconhecido pelas autoridades estrangeiras. Exceto pelo MERCOSUL (quando fores viagens de turismo), todos os outros países exigem o visto para entrada nos mesmos.

Rápido e bem fácil, né? E não sai tão caro assim, afinal, é uma única taxa por um período de 5 anos. Claro que as enormes taxas dos vistos são outra história para outro post! haha

Espero que eu tenha conseguido esclarecer o processo um pouquinho pra vocês! Qualquer dúvida, é só deixar um comentário ou entrar em contato comigo!

Até mais, extrangeiros!

Anúncios

Uma resposta em “Como tirar o passaporte em 3 passos!

  1. Pingback: Passaporte brasileiro com nova validade | no extrangeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s