Autorização para viajar para o Canadá – Cai o visto de turista… para alguns.

Extrangeiros, boa notícia!

Ok, já é notícia velha, mas é ótima mesmo assim! Alguém já tinha ouvido falar que agora não precisaremos mais de visto canadense para visitar o Canadá? Tá bom, calma, não é assim um processo completamente livre de burocracias (e ainda não é válido para absolutamente todos os brasileiros), mas, pra quem ainda não sabe, vocês verão que o processo que entra em vigor a partir do ano que vem, é bem mais simples, rápido e, principalmente, barato! Leiam todo o texto para sanar as dúvidas e ver quem tem direito à tentar essa autorização…

O que é o eTA?

O Electronic Travel Autorization (autorização eletrônica para viagem) é uma autorização online que o governo canadense outorga à pessoas que desejam visitar o Canadá. É como um visto de turista, mas ao invés de visto é uma autorização online.

O eTA pode ser comparado em seu princípio com o ESTA, que é o processo de autorização de viagem para os Estados Unidos para os portadores de passaporte europeu.

O que muda com essa autorização? Qual a diferença para o visto de turista?

Essa autorização tem o processo completamente online, não precisa enviar documentos pelo correio, nem passaporte, nem pagar o valor do visto (cerca de 200 reais). E não é necessário agência ou intermediários, como acontece ainda hoje com o processo para tirar o visto de turista, estudante, entre outros. E é ainda mais rápido (o visto demora cerca de 20 dias, o eTA pode sair em minutos). Vale lembrar que, a princípio, essa autorização é apenas para viagens à turismo! Estudantes, residentes temporários e outros ainda devem fazer o processo antigo.

Quanto custa essa autorização?

7 dólares canadenses (CAN$7).

Quem pode conseguir essa autorização?

Brasileiros, portadores de passaporte brasileiro, que possam pagar 7 dólares canadenses no cartão de crédito e que já tenham tido visto canadense ou norte americano nos últimos dez anos (A princípio os mexicanos, brasileiros, búlgaros e romenos estão na lista das cidadanias que participam desse processo de desburocratização do visto de visitante canadense).

Qual a validade da autorização?

5 anos ou a data de validade do passaporte, o que acontecer primeiro.

Quando começa a valer?

Em Março de 2016. Até lá, para quem vai viajar ao Canadá antes disso, precisa realizar o processo de visto de turista.

Quanto tempo demora para que seja autorizado?

Segundo eles, o processo é bastante rápido e pode demorar apenas alguns minutos. Caso eles precisem avaliar os dados ou alguma informação extra, eles enviarão e-mail após o pedido. Estando tudo certo (e eu acredito que principalmente se o viajante é frequente), a autorização é fornecida em poucos minutos (logo após a solicitação, na mesma pagina inclusive).

  • A sugestão deles é que não se compre a passagem aérea antes de conseguir a autorização (eTA). Afinal, como a autorização tem validade maior do que uma visita de férias, por exemplo, eles não se responsabilizarão por passagens compradas e autorizações negadas. Então, o melhor é fazer o processo de autorização e depois garantir a viagem.
  • No caso de o turista ir uma vez ao Canadá com o eTA e depois queira ir novamente, é importante checar o status da autorização no site Canada.ca/eTA antes da viagem. Melhor prevenir, certo?

Para mais informações, esse vídeo é bem bom e informativo!

Se alguém tiver mais alguma informação ou tenha dúvidas, deixe aqui embaixo nos comentários pra ajudar a gente… 🙂 🙂

Anúncios

5 respostas em “Autorização para viajar para o Canadá – Cai o visto de turista… para alguns.

  1. Olá. Tenho uma dúvida.
    Se eu entrar no Canadá por via aérea com o eTA e depois resolver visitar os EUA de carro e voltar para o Canada via terrestre, consigo entrar no Canada de volta com o eTA?

    Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s