VIAJANDO DE SANTA MARIA A BUENOS AIRES DE ÔNIBUS

Quem tá pensando em vir pra Buenos Aires desde Santa Maria três opções básicas para a viagem. Pode vir de avião. Isso implica em fazer o trajeto Santa Maria – Porto Alegre de ônibus ou avião e então de POA – Buenos Aires de avião. Pode ser total ou parcialmente voando. A segunda opção é ir de carro. O procedimento necessário requer alguns dias de planejamento antes da viagem, afinal é preciso tirar uma carta verde no Banco do Brasil (acho que tem algum outro banco que faz, mas não tenho certeza) para liberar o carro para a passagem na fronteira. E o terceiro trajeto, também totalmente por via terrestre, é de ônibus. Afinal, Buenos Aires tem um sistema ótimo de locomoção interno e o trajeto desde Santa Maria até a cidade é bastante cômodo. Fora que a paisagem é bonita. Em alguns trechos a gente encontra esse tipo de vista:;

IMG_9593

Campo de Girassóis

Esse trajeto é feito em duas partes. A primeira é de Santa Maria à Uruguaiana, com um ônibus que sai às 12:30 e chega cerca de 19 horas. Esse trajeto é um pouco cansativo, já que a linha é semi direta e para em diversas cidades no caminho (São Pedro, São Francisco, Manoel Viana, etc), mas eu achei confortável e não senti tantas horas assim.

Nesse primeiro trajeto há uma parada de 10 minutos em Manoel Viana, no meio da viagem.

IMG_9594

Estação rodoviária de Manoel Viana

Tem banheiro e lancheria.

O segundo trajeto é feito de Paso de los Libres (já Argentina) até Buenos Aires. Também existe a possibilidade de pegar o ônibus de Uruguaiana, que é semi direto e sai de São Paulo, passa por Uruguaiana e leva até a capital Porteña. No entanto, por esse caminho, além da espera do ônibus (ele vem de outra cidade, então implica em possíveis atrasos), também precisa dar entrada na Argentina junto com todos os outros passageiros, o que aumenta o tempo da viagem consideravelmente. Tenho uma amiga que viajou por esse sentido e disse que só saiu realmente em direção a Buenos Aires depois das 5 da manhã – quando o ônibus estava marcado para as 2:30. Chega-se à meia tarde em Buenos Aires.

O segundo trajeto desde Libres é mais tranquilo e mais rápido. A dica é pegar um táxi em Uruguaiana (e confirmar primeiro que ele pode atravessar a fronteira entre os dois países. Alguns táxis não são autorizados) e ir até o terminal rodoviário em Libres. Feito isso, pode-se tentar pegar o ônibus das 21 e chega-se em Buenos Aires mais ou menos às 6 da manhã.

Eu sugiro que se compre o bilhete desse segundo trajeto, de Libres a BaAs com antecedência, pois eu, por exemplo, deixei pra comprar na hora e não tinha mais lugar em uma das companhias. Consegui um dos últimos 4 lugares de outra companhia. E o ônibus foi lotadinho.

Dicas práticas para quem vai de Santa Maria à Uruguaiana de ônibus:

  1. Escolha o lado esquerdo do ônibus. No horário do meio dia (atualmente o único horário de ônibus que faz essa rota) o sol bate do lado direito na maior parte do trajeto. Eu adoro sol, mas durante a viagem prefiro que ele não esteja tão colado em mim… Quando ele bate do outro lado, do meio pro final da tarde, já está mais fraco, portanto esquenta menos (e acreditem, isso faz toda a diferença).
  2. Não há necessidade de comprar assento na classe executiva (para quem vai de Planalto, existe a classe econômica e a executiva), porque os assentos são pouquíssima coisa maior e com as diferenças de que eles dão água e coberta, ele deita. No entanto, os assentos da classe econômica são confortáveis e quem escolhe corredor, ganha um espacinho extra para esticar as pernas haha  Esse é o carro que vai.

    IMG_9597

    Comapnhia que faz o trajeto SM-Uruguaiana

  3. Com relação a um lanche do meio da tarde, como eu falei antes, tem uma lancheria na estação em Manoel Viana, mas eu não sou muito de comida de beira de estrada. Não durante viagens, pelo menos. Eu entendi o funcionamento do meu estômago quando eu viajo e sei que ele precisa de coisas leves e saudáveis, além de frescas. Até porque o ônibus vai que é um chocalho por ruas esburacadas e quem é um pouco sensível (ou fica, em viagens) eu aconselho a levar de casa. Nessa viagem, por exemplo, fiz um sanduíche super simples com presunto, queijo e alface e levei uma garrafa de água (indispensável!). Se eu não bebo água, enjoo. Meus pais costumavam fazer esses tipos de lanches pra gente levar em viagens, então eu acostumei assim. A dica aqui é que cada um precisa achar o seu jeito de viajar, o que for mais confortável e funcione para si (vou confessar uma coisa, já passei mal em viagens por não saber o que comer antes, o que não comer, o que comer durante, depois, etc).

    IMG_9596

    Lancheria de Manoel Viana – parada do caminho Santa Maria até Uruguaiana

Dicas práticas para quem vai de Libres a Buenos Aires de ônibus:

  1. Compre a passagem com antecedência ou pode correr o risco de ficar sem. O valor fica mais alto sim, eu paguei R$ 150,00 na hora e pela internet teria saído R$ 250,00.
  2. Leve pesos argentinos. Algumas empresas só aceitam pagamento em pesos. O valor é cerca de 500 ARS.
  3. Existem 3 empresas que fazem esse trajeto: Flecha Bus, Crucero del Norte e outra que realmente não lembro o nome. As primeiras duas são as mais recomendadas.

Eles oferecem janta e café da manhã, mas vou deixar essas e outras dicas para postar em seguida em outro texto que fiz com a minha opinião sobre as companhias de ônibus em que viajei.

Para a volta de Buenos Aires a Santa Maria, sugiro já comprar a passagem quando se chega na estação de Libres. Porque aí já garante o lugar. A passagem de Uruguaiana – Santa Maria pode ser comprada online e por ser em real, não altera o valor e não tem impostos internacionais como na do trajeto até Bs As. Paga-se R$ 2,00 de taxas administrativas a mais e só. Sugestão: compra primeiro BsAs – Libres e depois Uruguaiana – Santa Maria. Vais ter que esperar um pouco em Uruguaiana, algumas horas, mas aí dá pra conhecer a cidade! 😀

Valores de passagem:

Santa Maria – Uruguaiana: R$ 95,00

Taxi Uruguiana – Libres: R$ 30,00 (o seu Zeca é camarada e tu ainda podes ir conversando o caminho inteiro com ele. Ele dá umas dicas interessantes!)

Libres – Buenos Aires: R$ 150,00 ou 500 ARS

Para a volta são os mesmos valores.

Ah! Leve um livro para a viagem…

 

Se alguém tiver alguma dica ou quiser comentar, por favor, sinta-se em casa! 🙂

3 respostas em “VIAJANDO DE SANTA MARIA A BUENOS AIRES DE ÔNIBUS

  1. Muito bom seu post, bem elaborado, detalhista e cuidadoso com as informações. Tenho interesse em viajar para San Pedro, uma província de Buenos Aires que fica 165km subindo em direção a Rosário. Já sei que tenho que ir até BsAs para ir para lá. Tem alguma dica de casa de câmbio para conseguir a moeda argentina? Tem alguma outra dica para me dar pra essa viagem? Obrigado pela atenção e parabéns pelo post mais uma vez!

    Curtir

      • Oi Lucas! Obrigada pelos comentários! A viagem é excelente e os ônibus na Argentina (assim como as estradas) são muito melhores do que os nossos! Vou ver se posto algo sobre isso ainda hoje! 😉
        Uma dúvida, tu queres casas de câmbio em Buenos Aires ou São Pedro? Em BsAs eu posso te passar algumas dicas, mas não conheço São Pedro então não sei com confiança… Desculpa!
        Mas assim… Em BsAs eu troquei de maneira informal, pelo mercado paralelo. É esse que tu queres? Porque acredito que tu consigas uma cotação melhor… Caso seja, e tu vás passar pela cidade (vais fazer turismo também por BsAs?), me avisa que te passo as dicas!
        E fica de olho no blog porque tenho alguns textos prontos da viagem e entre hoje e amanhã postarei algumas dicas!!

        Qualquer coisa, me avisa! 😉

        Curtir

Deixe um comentário

