Toledo

Nomenclaturas: La ciudad Imperial; La ciudad de las Tres culturas.
Destaque da cidade: Damasquinado.

Toledo é a capital da comunidade espanhola Castilla-la Mancha. Possui 84 019 habitantes (2012) e tem uma superfície de 232,1 km². Dista cerca de 25 km da capital da Espanha, Madrid.

Toledo é conhecida como “La ciudad Imperial”, porque foi a corte principal de Carlos I, rei da Espanha de 1516 até 1556. A cidade também é conhecida por ter sido povoada por três culturas: cristianos, judíos e muçulmanos e por ser uma das únicas cidades no mundo que tem o que se chama Damasquinado.

Este, o damasquinado, é um trabalho de artesanato, originalmente. Hoje, em Toledo, é industrializado na maioria das vezes e não mais feito à mão, como era antes, devido à grande demanda do comércio. Há muitas lojas e muitos e muitos turistas querendo levar diversos desses trabalhos.

Damasquinado são trabalhos, desenhos ou figuras, trabalhados em placas de metal – pratos para decoração, presilhas de cabelo, pulseiras, colares, enfim – onde são introduzidos fios de ouro e prata. São trabalhos maravilhosos. E custam caro!

Só pra dar um exemplo desse trabalho pra vocês, aí vai uma foto…

www.dondeviajar.es.files.2009.03.el-damasquinado
Esa foto não é minha. Mas embaixo do texto todo eu vou colocar todas as fontes direitinho 😉

Por fim, Toledo foi considerada Patrimonio da Humanidade em 1987.

Como chegar: De trem, para quem parte de Madrid, é 33 minutos de viagem. Pela companhia Renfe (http://www.renfe.com/) custa 12, 40 E, ou algo assim, não é mais do que 13 euros. De qualquer jeito, para essa viagem especificamente, aconselho que se considere comprar os bilhetes com antecedência. Ao menos os de ida. Porque, como há muitos turistas em Madrid, e quem vai para Madrid não perde a chance de conhecer Toledo, os trens lotam porque não são tão frequentes. Isso aconteceu comigo, por isso achei legal avisar.

Turismo: O que fazer e comprar em Toledo?

Minha primeira sugestão: Não saia de lá sem uma peça de Damasquinado! Não somente porque são característica da cidade, mas porque são realmente lindas! Tem pulseiras, presilhas de cabelos, pratinhos pequenos para decoração, colares, brincos, espadinhas de enfeite ou espadinhas que são abridores de carta, broches, chaveiros, tem de tudo! Eu, por exemplo, comprei uma presilha de cabelo para uma amiga, de ouro amarelo 24k com ouro verde 18k. Linda! Vale a pena e fica muito bonita!

Quem quiser saber mais sobre como é feito o Damasquinado, aqui está o passo a passo: http://www.damasquinado.net/

Agora, as visitas… Bom, lá vão algumas dicas… Logo que a gente chega na estação de Toledo já podemos começar a apreciar os atrativos. A estação de trens é linda! Descemos do trem e logo já vemos umas banquinhas vendendo mapas da cidade (muito útil!, à 2 euros) e visitas guiadas (naqueles ônibus vermelhos para city seeing). O meu conselho é: comprem o mapa, mas não o tour. Por que? Porque Toledo não é grande. Dá pra ver os principais atrativos em um dia, à pé! Não sei vocês, mas eu adoro andar e andar e ser turista mesmo! Mas, pra quem gostar de pegar o tour e não estiver muito afim de caminhar, ou não puder, então pague o tour, é cerca de 22 euros e dá pra descer e voltar a subir em todos os pontos turísticos.
Se você escolher não comprar o tour e seguir a pé, pode sair da estação – não sem antes apreciar o interior dela – e andar uns poucos metros para à direita. Em frente à um hotel há uma parada de ônibus, espere e pegue 5, 61 ou 62, que te leva para dentro do centro histórico da cidade, onde podes começar o tour a pé.

Vão lá os pontos turísticos que eu recomendo… A ordem que vocês deidirem seguir, independe. Com o mapa na mão, e o tempo que tiverem disponível, dá pra decidir na hora. Eu só vou colocar alguns dos pontos que visitei e que acho que valem a pena! Mas tem muuuitos outros… Aí fica à critério de cada um!

  • Estação

IMG_3518

  • Catedral: em uma palavra? Maravilhosa! (Aos arredores da Catedral tem muuuitas lojas pra comprar suvenirs, mas aconselho a dar uma boa olhada antes, porque tem alguns lugares bem mais caros).

IMG_3531     IMG_3538

IMG_3550

  • Puente de San Martín (uma vista incrível!) y as Muralhas:

IMG_3600   IMG_3601

  • Monasterio de San Juan de los Reyes:

IMG_3568

  • Fotos variadas:

IMG_3519          IMG_3522   IMG_3554       IMG_3562         IMG_3579 IMG_3602      IMG_3604

Acomodação: Passei por diversos hotéis por Toledo. Quem quiser passar uma noite por lá, tem alguns escolhas a fazer: a primeira delas é se quer ficar no centro histórico ou não.
Se decidir por não ficar, acredito que o Hotel Princesa Galiana, em frente à parada de ônibus que comentei antes, é bom. Não é baratinho, mas é confortável e está perto da estação e dos ônibus que levam até o centro da cidade. É bem localizado. http://www.hotelprincesagaliana.com/en/ Pesquisei as tarifas e por cerca de 80, 90 euros dá pra encontrar a diária para duas pessoas. Lembrando que esse é um hotel.
Agora, se quiser ficar no centro da cidade, o melhor que eu achei foi o Hostal Centro, que fica na Calle del Comercio, bem no centrinho de tudo, na rua das muitas lojas de suvenir e roupas da cidade, como a Zara, por exemplo. O hostal – mais simples que o Hotel – tem diária de 30, 40 e 50 euros para o casal.

O hostal parece ser bom. Como eu sou um pouco mochileira, ficaria no hostel. Não me importa muito dormir em um colchão não tao confortável – não sei se é confortável ou não, mas sempre considero que não seja – porque meu maior interesse nao é dormir. De qualquer jeito, é uma área central, muito bem localizada.

À escolha é do turista!

Restaurantes: Tem por todos os lugares! Tem também redes de fast foods, como Mc Donalds, que estavam cheios! Tem padarias e confeitarias que valem a pena conferir, com croissants, orelhas de macaco, doces diversos, pasteizinhos e etc. Para quem gostar de variar. Na caminhada dá pra dar uma boa olhada e escolher o que parecer mais agradável. É bom lembrar que, na Espanha em geral, sempre há os menus do lado de fora do restaurante, com o cardápio e o prato do dia. Além dos preços é claro. Quem gosta de frutos do mar e pratos típicos espanhois, está bem servido. Há bastante variedades destes. Mas quem não gosta, também pode dar uma caminhada e encontrar algo diferente.

Tempo: Um dia é um tempo bom. Não dá pra ver TUDO em um dia. A não ser que você passe correndo, mal olhando para os lugares, o que eu não gosto.
Mas também não sei se precisa ver tudo.. Se tiver tempo e quiser, ótimo! Nós preferimos ir e voltar no mesmo dia e adoramos o passeio – fui com uma amiga que estava em Madrid comigo! Foi bem gostoso e deu pra aproveitar e passear bastante!

Fuente:
Wikipedia: Toledo, Damasquinado, Carlos I.

http://www.damasquinado.net/

Com exceção da foto que eu comentei que não é minha, as outras todas são. Peço que, se alguém quiser usá-las, por favor dê os devidos créditos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s