Valencia

¡Ay Valênqia querida!

*Bem abaixo do post tem um Checklist de viagem com um resumo de dicas de Valência. Para abrir o arquivo PDF, basta clicar no link.

Bem, como eu já tinha postado no post Comunidad Valenciana, a Espanha é formada por 50 províncias (Madrid, Valência, Barcelona, Lleida, Granada, …) e essas províncias formam grupos (de acordo com as características culturais) que são as Comunidades Autônomas (que tem autonomia para tomar certas decisões políticas e econômicas). São 17 ao todo. A Comunidade Valenciana (da qual Valência faz parte) tem como línguas oficiais o castelhano e o valenciano (não o catalão, o valenciano!) e é formada por três províncias: Valencia, Castellón e Alicante. O dia do aniversário da comunidade é 9 de outubro, comemorado com fogos de artifício e muita festa.

Atualmente, são cerca de 800 mil habitantes em Valência; se contar o distrito industrial, ou área metropolitana, chega à quase 1 milhão e 800 mil habitantes.

Bem, mas vamos às dicas:

Turismo

Eu sugiro que você vá num centro de Informações Turísticas (tem um na Plaza de la Reina, que é bem central), porque lá eles podem dar um mapa, o que facilita horrores em Valência. E é na Plaza de la Reina também, que se for o caso, o turista pode pagar e já subir em um ônibus de sight seeing, que tem 3 linhas de turismo diferentes.

Eu adoro pegar esse ônibus sightseeing, porque dá pra ter uma primeira noção da cidade e depois seguir a pé, de metro, bike, enfim, o que for mais característico da cidade. No caso de Valência, é a bike. Dá pra alugar bici em quase qualquer esquina! Ok, não é tanto, mas tem diversos pontos e lojas de aluguel de bike, por um dia, dois, ou mesmo por algumas horas. A cidade é plana, toda ela; quem tem dsposição e preparo físico pode pegar uma bike tranquilamente, porque é um passeio incrível. Além do mais, é também algo que super caracteriza a cidade, porque quando vivemos lá, praticamente andamos só de bike. Ou metro. Então além de conhecer Valência, dá pra se inserir no ambiente natural dos Valencianos.

  • Ciudad de las Artes y las Ciencias

É um complexo de 6 grandes construções de arquitetura moderna, que tem um caráter lúdico cultural. Eles são:

1. Palau de les Arts Reina Sofia: é aonde acontecem concertos, apresentações musicais, teatrais, enfim.

IMG_2133
2. Hemisfèric: É o olho gigante. É no estilo de um planetário, aonde passam filmezinhos de 30, 40, 50 minutos a respeito de diferentes histórias, por exemplo: lendas de Valência, história de uma Falla na época das festas…

IMG_2285
3. Umbracle: balada a céu aberto.

IMG_21344. Museo de las Ciencias Principe Felipe: museu interativo de ciências. É grande e bem equipado. Eu gostei bastante. É meio carinho pra entrar, mas acho que vale a pena.

IMG_22815. Ágora: administração. Não dá pra visitar…

6. Oceanogràfic: É um ambiente natural com animais marítimos. Tem beluga, tem baleia branca, tubarões, tartarugas, aviário, apresentação de golfinhos, … Assim… Pra quem nunca visitou, acho legal. Mas, a verdade é que é caro, quase 30 euros, e na minha opinião, não valeu tanto assim. Nós pagamos 10 euros, porque fomos na comemoração de aniversário. Diz que é o maior aquário da Europa e em extensão territorial pode ser, mas não achei tudo isso não.

IMG_4374 IMG_4397

Pra acessar o site das CAC clique aqui.

IMG_2287

IMG_2280

Esse mapa aí de cima é o Rio Turia, que corta a cidade de Valência literalmente. Hoje, é um parque verde com campo de futebol, quadras de jogos, pracinhas, locais para cachorros, pistas de caminhadas, corridas e bicicletas por todo o percurso, além da CAC (bem à direita do mapa, a parte em azulzinho).

  • Plaza de la Reina y Miguelete

IMG_2060

Plaza de la Reina é esse lugar lindo da foto acima, a volta da praça tem um monte de restaurantes, barzinhos e é cheio de gente caminhando por lá, turistas e espanhóis.
O Miguelete, da foto de baixo, à esquerda, é uma torre aonde dá pra subir e olhar a cidade de cima. A foto da direita é de cima da torre. Só que são mais de 100 degraus e é cansativo demais pra subir. É uma escada estreitinha e não tem espaço pra parar pra descansar, se precisar.

IMG_4020 IMG_4152

  • Calle la Paz
  • Plaza del Ayutamiento

É a praça da prefeitura. Esse prédio da direita é o prédio da administração da cidade. À esquerda é a foto da praça aonde fica a prefeitura.

IMG_2874

Sou completamente apaixonada por essa praça (além da Plaza de la Reina) porque é divina! Várias vezes passei um tempão ali, sozinha (lendo) ou com amigos, tirando onda, bebendo, comendo, conversando, enfim.
Em Valência, a gente anda com o pescoço pra cima! Porque é tudo lindo!

IMG_2011

IMG_2878

  • La lonja de la Seda

Fiz um post de la Lonja, que vocês podem ler aqui, vale a pena visitar, porque é um monumento importante considerado Patrimônio Nacional da Humanidade.

IMG_4111

  • Mercado Central

Um mercado enorme, impressionante, limpo, bem cuidado, com verduras e carnes frescas e maravilhoso para visitar. Fiz um post sobre o Mercado Central com fotos, que vocês podem acessar clicando aqui.

IMG_2858

  • Museus (Bellas Artes, Arte Moderna  IVAM, Fallero, de historia València, Blasco Ibañez …)

São museus! Eu não gosto de arte moderna, por exemplo. Mas visitei o IVAM e tenho que admitir que é bom. Fui em todos esses que citei aí encima e o que mais gostei foi o Fallero. É divertido e tem fallas de outros anos. O da história de Valência fica em um prédio que era o reservatório de água da cidade, há muitos anos. Por dentro é uma beleza de tão lindo (primeiras duas fotos)!

 IMG_5549 IMG_5551 IMG_2379

O museu de Bellas Artes é esse que tem a cúpula azul. É maravilhoso também. Na verdade, sou muito mais fas artes antigas do que moderna. Mas bem, não entendo técnicamente de nenhuma das duas! Então deixo pra quem entende opinar 😉

  • Rio Turia

Impossível ir a Valência e não dar uma pedalada ou caminhada pelo parque.

IMG_2354 IMG_2377 IMG_2289

Rio Turia. Rio? Mas que rio? Não vejo água aí não… Pois é. Na realidade, antigamente esse lugar era um rio, que cortava Valência, dividindo-a na parte que hoje é o Centro histórico e demais regiões. O que foi que aconteceu com o Rio? Bom, o Rio Turia era um rio que ficava seco bastante parte do tempo e quando enchia, transbordava pela cidade. E isso causava danos e estragos. Então, em 1957, quando o rio transbordou – que viria a ser a última vez – a prefeitura decidiu que os 9 km de rio seriam transformados em um canal, com rodovias que ligavam diferentes pontos ao aeroporto. Mas… a população conscientizando-se, decidu que o lugar, ao invés de rodovia, deveria ser transformado em área verde. E dá-le verde! E foi o que aconteceu. Hoje, o que aún é chamado Rio Turia, é um parque de extensão enorme, com  caminhos para que a população possa praticar caminhadas, corridas, e caminhos marcados para bicicletas. Além disso, no parque há  diversas outras atrações (como mostra a segunda foto), como equipamentos para fazer ginástica (eles realmente funcionam), campos de futebol (eu vi pelo menos 2), pracinha para crianças, museus na cidade das artes e ciências, entre outros. É muito bonito mesmo! Para praticar exercícios, para fazer piquenique com a família (muitas famílias adoram fazer fotossíntese, sentados no edredom posto na grama), ou simplesmente ler um livro. E é claro, seguir andando pelo caminho do parque te faz percorrer grande parte da cidade de valência, há prédios, mercados, cinemas, shoppings, entre outros, todos do lado de fora do rio,seguindo a mesma direção. E convenhamos se vamos caminhar para chegar ao shopping, porque não aproveitar a beleza e a tranquilidade do parque?

IMG_2282 IMG_2278 IMG_4065

Essa última foto foi tirada de cima da Torre de los Serranos, que é outro ponto turístico. Eu acho que ela mostra muuito bem como é o Rio Turia em Valência…

Dá pra alugar uma bike e visitar diversos atrativos turísticos através do parque. Um deles, inclusive, é em frente ao Parque Gulliver (referência).
Para ver mais fotos e mais informações, é só clicar aqui, fiz um post de aniversário e escrevi algumas coisinhas de Valência.

  • Palau de la Musica

IMG_2126 IMG_5842

 

  • Puente de las flores

Vejam bem, no Rio Turia existem pontes ligando um lado a outro do parque, que é enorme! Cada uma dessas pontes tem um significado e são enfeitadas ou arrumadas de forma diferentes, algumas construídas por arquitetos famosos, enfim.

IMG_2394

  • Parque Gulliver

Para crianças! É um boneco gigante que é tipo um playground dentro do Rio Turia.

IMG_5843

  • Plaza redonda
  • Mercado Colón

Fotos e publicações aqui.

O mercado de Colón já não é mais um mercado como o Mercado Central. Na verdade, é um ponto turístico mais pela arquitetura, porque é impressionantemente lindo e porque foi restaurado há uns anos atrás. Mas acho que, se tiver tempo, vale a pena dar uma espiadinha…

IMG_3852

  • Jardim Botánico
  • Playa Malvarrosa
  • Puerto
  • Torres de los Serranos

 É um ponto turístico no qual dá pra subir, entrar, passar por dentro. É bem interessante. É um passeio curtinho, então não toma muito tempo, mas a vista de Valência lá de cima é impressionante!

IMG_2200 IMG_4086

  • Torres de Quart

Dá pra visitar também. Se tiver que escolher, minha sugestão é que se escolha pela Torre de los Serranos (acima). Eu gosto mais desta torre, Quart, por fora, pela história (guerras e Napoleão), porque é diferente, mais judiada, digamos assim. Mas a vista da Torre de lso Serranos é sem dúvida magnífica. E o passeio é baratinho, 2 euros.

IMG_2191

  • Bioparc

Um zoo enorme, com muitas espécies, com muitos animais. É muito lindo e bem real. Se o tempo é curto e você já houver visitado um zoo, eu deixaria ele de lado… Até porque os pontos turísticos na Espanha, em geral, estão muito bem salgados de preço! haha Este passeio custa quase 30 euros (27 se não me engano).

  • Estádio Mestalla

IMG_2212

 

  • Catedral de València y Plaza de la Virgen

Vocês estão vendo que lá atrás, nessa foto, tem uma torre? Esse é o Miguelete, da Plaza de la Reina. Porque elas são “grudadas”, digamos assim. É só seguir caminhando, reto nessa primeira foto que vai dar na Plaza de la Reina, no Miguelete e naquele monte de barzinhos e restaurantes, além do centro de informações ao turista.

IMG_2464 IMG_2461

 

  • Estación Norte

IMG_2017

 

  • Plaza de los Toros

IMG_2118

 

  • Calle Colón

Rua das compras! Tudo muito maravilhoso e muitas lojas com descontos e preços baixos! haha Blanco, Bershka, Natura (não a brasileira, uma loja de roupas e acessórios maravilhosa!), H&M, Zara, tem shopping El Corte Inglés, …

  • El Corte Inglés

A maior rede de shoppings da espanha! Tem de tudo nesses shoppings, desde supermercado, até roupas, jóis, higiene, promoções, esporte, …

IMG_2207 IMG_2211

 

IMG_2145

 

  • Edificio de Correos y Telégrafos

Um prédio muito antigo, mas muito bonito! É só pra olhar mesmo. Se quiser entrar, pode, só que na verdade o mais bonito tá por fora mesmo.

É o prédio que fica em frente à prefeitura (Ayuntamiento).

  • Barrio el Carmen

O bairro aonde eu morei! O bairro mais turístico de Valência. Aonde tem os prédios mais antigos, o cerne do centro histórico mesmo. São ruazinhas pequenas, apertadinhas e não retas, tu te perde lá mesmo! O que eu ajudei de turistas por lá… haha
Além do mais, é nesse bairro aonde tem barzinhos, baladas, enfim, é o agito!

  • Albufera

Fallas

Imperdível!
Quem tiver oportunidade de visitar a cidade em Março, encontrar-se-á com o maior evento de Valência e um dos maiores da Espanha!

IMG_5689IMG_5655IMG_5648

Já postei sobre as Fallas, podem encontrar fotos e a história do evento aqui.

Alimentação

Quem for à Espaha, não pode deixar de comer:

– Tapas

IMG_5909 IMG_2429

IMG_5985 IMG_4849
– Paella

IMG_2058 Paella

e beber:

– Sangría

IMG_6117
– Vino tinto de verano

Dá pra comprar no mercado mesmo. É baratinho e bem gostoso. É uma bebida doce.

tinto-de-verano-15-lclasico-don-simon-elaborado-con-vino-de-la-mejor-calidad

Bem, com relação a locais, eu não vou indicar muitos, porque Valência é CHEIO de restaurantes e barzinhos pra comer por todos os lados! No centro e nos locais turísticos tem os restaurantes e bares que são muito turísticos da Espanha, que são as terrazas ou os pátios, na frente dos estabelecimentos aonde ficam cadeiras e mesas, do lado de fora.

IMG_2517 IMG_6222

O único que eu vou indicar como obrigatório, digamos assim haha, é o 100 Montaditos, que é um barzinho delicioso, com comidas rápidas e gostosas. Servem de tudo, e tem dias específicos que é tudo à 1 Euro. E os tamanhos não são pequenos…

E também tem um lugar na Calle Salvador Giner, bem em frente a uma estação de bici, que tem Tapas à 1 euro, que é realmente muito bom! Vale muito a pena ir nesse lugar, que fica no centro, perto da Torre de los Serranos. É uma casa roxa, que não tem terraza.

Transporte

Já havia postado uma vez algo sobre Custo de Vida em Valência, como já ta tudo explicadinho, é só clicar aqui pra acessar as informações. Em Valência, o negócio é andar de bike, metro e a pé. Tem ônibus também, mas o metro cobre a necessidade… Bicicletas podem ser alugadas em vários lugares, lojas e mesmo no Parque (Rio Turia) por preços não muito altos, pra passar o dia, dois, três, enfim…

IMG_4008 IMG_2879

Acomodação

Em breve postarei informações sobre acomodação e roteiros para 1, 2 e 3 dias em Valência.

Eu sei que coloquei um monte de informações, mas sempre falta alguma coisa… Como morei lá cerca de 7 meses, se alguém tiver alguma dúvida de preços, horários, lugares, pode falar comigo! É só comentar aqui ou pelo face, e-mail, enfim. Só falar que eu tenho maior prazer em ajudar!

Ah, e por favor, visitem Valência! É uma cidade maravilhosa e com certeza quero voltar pra lá!

CHECKLIST DE VIAGEM – Valência

Anúncios

12 comentários em “Valencia”

  1. Olá Paula, muito legal seu blog.
    Estou indo com minha esposa e filha de 1 ano e meio para um período de 6 meses, com início em outubro. Eu estarei com vínculo com a Universidad Politecnica de Valencia e pretendemos viabilizar escola para minha pequena (que eh muito ativa) para que minha esposa possa aproveitar um pouco fazendo escola de idioma ou cursos específicos/profissionalizantes. Vc saberia dizer sobre escolas que recebam crianças nessa fase e que sejam legais? Outra, há cursos de espanhol para estrangeiros gratuitos na cidade? Se não, saberia a média de preços?
    obrigado e parabéns pelo blog.
    abraço,
    Vinicius

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Vinicius!

      Primeiramente te peço uma desculpa por demorar tanto em responder. Tive uns problemas familiares e acabei de me formar, o que acabou me deixando bastante ocupada. Mas hoje consegui dar uma escapadinha.

      Olha, estou com informações bastante desatualizadas com relação à cursos de línguas lá e sobre creche não tenho mesmo informações.
      Mas posso passar o contato de uma amiga que é de Valencia e que está morando lá, e inclusive é professora, e que pode ajudar vocês com essas dúvidas, de uma maneira muito mais detalhada e mais atualizada que eu!
      Além disso, vocês já podem ir conversando e, se quiserem, combinar de se encontrar com ela por lá! Ela é uma pessoa querida e muito acessível.

      Se preferires falar comigo por e-mail, é só me contatar: paulanmarchesan@gmail.com. E se precisar de mais informações e não as encontrar no blog (postei bastante conteúdo sobre Valência), é só falar comigo. Caso eu não saiba responder, vou correr atrás de alguém para ajudar. E já que vocês estão indo logo pra lá, fico mais ligada aos recados! 😉

      Boa viagem!!
      Paula

      Curtir

    1. Danielle,

      Olha só, andei olhando uns sites mas acabei voltando para os que eu realmente confio mais e me identifico.
      http://www.enalquiler.com/alquilar/alquiler-pisos-plaza-espana-valencia_2_50692_48.html
      Nesse tu colocas as informações ao lado esquerdo, da maneira como preferires.

      Esse site também é bom e beem fácil de mexer!
      http://www.yaencontre.com/vivienda/results.php/pisos-alquiler-valencia-_ESP

      Ah é, cuidado porque muitos “pisos” (apês) não são mobilhados e para 3 meses não compensa mobilhar. Outro detalhe: uns estão bem baratos, mas a localização não é central! 🙂

      Se precisares de ajuda quanto a localização e pontos de referência, pode perguntar, tá bom? Seja por aqui, por e-mail, como preferires! Inclusive, algo que eu faço bastante, é meio que “atendimento especializado”, então se achares alguns apês que te pareçam legais e quiser que eu te dê uma mão, é só deixar os links aqui que eu dou a minha opinião! 🙂

      Obrigada por ler o blog! 🙂
      Paula

      Curtir

    2. Danielle,

      Esse apê tem uma ótima localização, é bem no centro e fica perto de tudo. E essa “calle” é adorável! Fica pertinho da Plaza de la Reina, da Plaza del Ayutamiento, de metros, bus, valenbisi, tudo e dá pra fazer tudo a pé! Além do que, o apê parece ser novo, coisa é rara em Valência, porque os edifícios são, em sua maioria, antigos.
      http://www.enalquiler.com/alquiler_piso_valencia/piso-de-diseno-en-el-centro-de-valencia_3321353.html

      beijo

      Curtir

  2. Ola.
    Estou indo com meu marido e filha de 3 anos e outro filho de 18 para ficar em Valencia por 3 meses.
    Preciso locar um apartamento mobiliado com louca, roupa de cama e internet num bairro central mas pacato perto do metro de parque de supermercado etc.
    Aceito qualquer ajuda.
    Estou perdida nos sites.
    Abs
    Danielle

    Curtir

    1. Oi Danielle!
      Nossa, que delícia que vais pra terrinha dos sonhos! Vais amar Valência!
      Olha só, posso te dar uma mão em encontrar sites e apês!
      Tens alguma faixa de preço? Para que eu selecione alguns que já conheço!
      E outra pergunta, quais são os meses que vocês ficarão por lá? Também é legal saber isso pra eu te passar os melhores sites. Porque alguns, como o que eu fiquei, alugam para estudantes, mas se tu fores no período de férias, eles alugam por menos tempo. Só que depende do período específico do ano.

      Obrigada pela visita no blog! Espero que esteja te ajudando! Se precisar de qualquer outra informação, é só falar!
      Um abraço!
      Paula

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s