La Lonja de la Seda

IMG_4100
 Fachada exterior

IMG_4109
Sala de Contratações

Lonja de la Seda, também conhecida por Lonja de los Mercaderes é uma construção gótica, terminada em 1548 (há divergências quanto as datas), usada originalmente para o comércio da seda. Seu nome, inclusive, deriva da grande importância da seda no momento da construção, o mais importante produto na época.  Por ser uma das poucas construções góticas totalmente finalizadas foi declarada, em 1996, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Hoje, a construção é um importante atrativo turístico da cidade de Valência.

A Construção é símbolo da revolução comercial durante a Baixa Idade Média e representa o século XV, conhecido por ser o Século de Ouro Valenciano (período de grande desenvolvimento econômico e influências políticas e culturais em Valência. Nessa época, a indústria local, especialmente a têxtil, atraiu as atenções de outros municípios e Valência se tornou um importante polo comercial de toda a Europa). O teto, que não é o original datado do período da construção, é feito em ouro. Ele pertence à Câmara Dourada, da sala Consulado do Mar, que era onde os juízes e cônsules discutiam assuntos marítimos e mercantis.

Há ainda a Torre, que era o local onde eram deixados (ou aprisionados) os ladrões da seda. Há o Pátio das Laranjeiras e a Sala de Contratação. Essa última, também chamada de Salón Columnario, era a sala onde eram feitas as contratações e hoje “enche os olhos” de quem vê. É uma sala bonita demais com as colunas que vão enroscando até encima (ver foto 2). Para chegar da Sala de Contratação até a torre, há uma escada de caracol (fechada para visitações).

A Fachada Exterior (Foto 1) dá de frente para a Praça do Mercado, porque a Lonja de la Seda está em frente ao Mercado Central, outro ponto turístico de grande importância de Valência, do qual eu já falei em outro post (https://noextrangeiro.wordpress.com/2012/11/08/mercat-central/)

A Lonja é motivo de muito orgulho paraos Valencianos ainda hoje. As pessoas falam com muita admiração da construção (também pudera!). Em minha opinião é um ponto turístico bastante interessante e deve ser visto quando se visita Valência.

IMG_4124

                     Sala Consulado do Mar    

IMG_4103
  Patio das Laranjeiras

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s