Visto para os EUA com passaporte europeu

Oi extrangeiros!

Decidi trazer esse texto super esclarecedor que encontrei no blog da Rê! Ela conta tudinho a respeito de como pedir o visto americano (ou a isenção dele, neste caso) em caso de quem possui tanto o passaporte brasileiro quanto o europeu. Eu tinha essa dúvida. Espero que vocês gostem! E se quiserem, deem uma passadinha no blog dela:Por uma vida mais ordinária.

Aí vai:

Porém, antes, vem um prefácio importantíssimo:

1)     Não sou especialista em vistos, nem em passaporte, nem aeroportos, nem alfândega, nem nada. Sou uma pessoa comum relatando o que eu sei sobre o assunto a partir da minha própria experiência.

 

2)     Por favor, leia o post todo e certifique-se de que a resposta não está aqui. Adoro ler comentários e não hesito em respondê-los, mas, convenhamos, responder de novo o que já está escrito aqui por pura preguiça sua não é muito justo, né?

 

3)     Eu adoraria ter o poder de te dizer que vai dar tudo certo com a sua viagem, mas não tenho. Apesar disso, torço para que dê! J

Vamos ao post:

Lá em 2010 foi a primeira vez que eu utilizei meu passaporte europeu para ir para os EUA. Eu estava bastante aflita porque tinha comprado a passagem com meu nome do passaporte brasileiro. E o nome do passaporte espanhol, que eu iria usar para entrar lá, era outro. E ninguém sabia me dizer se eu teria algum problema com isso ou não. Eu pensava, preciso tirar visto com os dois passaportes? Posso usar um só? Ou o brasileiro é obrigatório? Como funciona a entrada de cidadãos europeus nos EUA? Eles também precisam do visto como o brasileiro?
Daí que fui atrás de um monte de informação e compilei tudo junto com as minhas experiências. Daí, vamos ao processo todo.

Sobre os vistos e os passaportes:

É preciso os dois passaportes (europeu e brasileiro) para ir para os EUA: você sai do Brasil com o brasileiro e entra nos EUA com o europeu. Você pode comprar a passagem com qualquer um dos nomes: ou do europeu ou do brasileiro. A coisa é assim: você sai do Brasil com o passaporte brasileiro (que tem que estar dentro da validade) e entra nos EUA com o europeu (que obviamente também deve estar válido).

Assim, se você não quiser, não precisa tirar o visto com o passaporte brasileiro, que tem um processo de visto mais longo, mais caro e pelo visto mais incerto. Mas e o europeu? Preciso fazer alguma coisa com ele? Sim, você precisa solicitar a isenção de visto. Como? Onde? Simples, simples. Leia o próximo parágrafo!

Solicitando a isenção:

Você solicita a isenção de visto para o passaporte europeu aqui pelo portal do Eletronic System for Travel Authorization, do governo americano. É muito rápido de solicitar. Só que agora, diferente de 2010, tem uma taxa de U$S 14 que pode ser paga por cartão de crédito e não é mais necessário imprimir a autorização para apresentar na entrada da imigração americana. Apesar disso, como eu sou meio neurótica com organização e tal, preferi não correr risco e imprimi o recibo do pagamento da taxa e a confirmação da autorização e viajei com eles. Nela, está o número de registro, que é válido por dois anos e te permite acessar o portal posteriormente, caso queira mudar os dados de estadia em uma nova viagem (que eles recomendam que você faça sempre). De qualquer forma eles dizem que o sistema agora é todo eletrônico e não é mais necessário imprimir. Fica por sua conta.

IMPORTANTE: o ESTA só está disponível para passaportes europeus que possuem chip. E não, não é um chip como o de cartão de crédito ou de celular. É aquela folha com sua foto. Se ela for meio holográfica, então, provavelmente é nova. Aliás, meu primeiro passaporte europeu foi feito em 2002 e já tinha chip.

No check-in do aeroporto no Brasil:

O que acontece é que você vai chegar no check-in com os dois passaportes (é obrigatório levar os dois!). E eles vão te perguntar: você fez a reserva com o nome de qual passaporte? Daí você fala, eles encontram, te autorizam e pronto.

Na imigração americana: 

Nos EUA, na imigração, eu mostrei apenas o europeu e ele apenas me perguntou se eu havia tirado o ESTA recentemente. Eu disse que sim e mais nenhum questionamento. Nenhuma pergunta. Muito, mas muito tranquilo! Sempre é um alívio passar por ali e pisar em solo americano, porque naturalmente já dá a sensação de que algo vai dar errado, mesmo quando a gente se certifica mil vezes que fez tudo certo.

Sim, também sei que dá um pânico de eles cruzarem as informações da passagem com as informações do seu passaporte (e lógico que devem fazer isso), verem que “estão incongruentes” e resolverem te trancar numa salinha intimidadora ou qualquer outra cena de filme americano. Mas, não. Isso não acontece. Hoje, ao que me parece, as companhias aéreas querem saber se sua reserva está no mesmo nome do passaporte; enquanto a imigração quer saber se seu passaporte é válido, seja ele de que lugar for. Cada um no seu quadrado.

Na volta, no check-in do aeroporto nos EUA:

Dessa última vez foi engraçado. Eu sei lá porque, mostrei o passaporte espanhol para a atendente, que ficou aflita procurando uma mulher com o meu sobrenome espanhol. Só que eu fiz a reserva com o passaporte brasileiro. Dã!

Portanto, a dica é: apresente o passaporte que tem o mesmo nome da reserva do voo. E só ele. Apenas ele. Nada mais que ele. Foram as palavras dela. No balcão da companhia aérea parece que eles nem ligam se você tem visto válido, se tem isenção de visto ou o escambal a quatro. Principalmente quando você está indo embora de lá…!

Portanto, é isso! Boa viagem!

288 respostas em “Visto para os EUA com passaporte europeu

  1. Tenho dupla cidadania,brasileira e Espanhola,posso ficar nos EUA 3 meses ,sair e voltar logo em seguida?ou sair dos EUA entrar no Canadá e retornar dias depois o EUA ,é ficar mais 3 meses?

    Obrigada.

    Curtir

  2. Olá, boa tarde meu nome é Glauce morei um tempo na Espanha, tenho uma filha q espanhola. tenho uma dúvida ela pode tirar o ESTA. Mas como faço para poder viajar com ela pois ela tem apenas 9 anos…

    Curtir

  3. Olá, tudo bem? Possuo dupla cidadania (Passaporte português) e entrarei nos EUA por via terrestre, pois estarei no Canadá. Você sabe me dizer se nesse caso eu preciso do ESTA ou se ele é somente para entrada por via aérea?
    Obrigada

    Curtir

  4. Paula, bom dia!
    Seu blog é maravilhoso e sua ajuda divina!!!!
    Por favor, sou brasileira e tenho cidadania e passaporte espanhol. Pretendo ir para Miami somente com o passaporte espanhol. Por questões de custos não pretendo renovar o passaporte brasileiro.
    Vou sair do Brasil e seguir para Miami com o passaporte espanhol e o ESTA, e retornar ao Brasil como passaporte espanhol e o RG brasileiro. Será viável?
    Consigo usar a C.N.H (carteira nacional de habilitação (brasileira) mesmo com o passaporte espanhol?

    Curtir

    • Ola, também tenho dupla nacionalidade brasileira e espanhola, acredito que você precise dos dois passaportes pois em todas as 6 vezes em que fui aos EUA me foi solicitado os dois.

      Curtir

      • Paula, eu sou brasileiro mas tenho cidadania e passaporte poloneses. Vou corrigir a grafia no teu site, ja que sou professor de ingles e portugues. O teclado do Hostel onde eu estou no Faro, em Portugal, tem defeito, nao faz acentuacao. A PALAVRA Extrangeiro se escreve com S, assim, ESTRANGEIRO, E NAO COM X. VEJA EM INGLES NA PALAVRA STRANGER, EH COM S E NAO COM X. FICA FEIO OFERECER UM SERVICO COM UM ERRO de ORTOGRAFIA.

        QUERO DIZER QUE SE ALGUM LEITOR FOR FILHO OU NETO OU BISNETO DE EUROPEUS, CONTE COMIGO E EU LHES CONSIGO A CIDADANIA EUROPEIA.
        FALO 4 IDIOMAS FLUENTEMENTE E ME VIRO BEM COM 22 ADVOGADOS NA EUROPA INTEIRA. ME ESCREVAM SEM COMPROMISSO. passaporteseuropeus@gmail.com e me digam que me viram no site da Paula, que eu comissiono ela por isso. muita sorte para todos. Carpe Diem.
        Denis Schwartz

        Curtir

  5. Boa noite! possuo uma duvida, esse visto americano seria o visto de turista correto? e caso eu necessite do C1D, pois trabalho em navio de cruzeiros. Como devo proceder ja que possuo passaporte espanhol.

    Curtir

  6. Boa Tarde, Estou na Italia atualmente, sou brasileiro mas, sou cidadão Europeu, com todos os meus documentos corretos, recebi uma proposta de emprego nos EUA, como devo proceder ? o consulado americano fica em Milão, como a empresa deve proceder para que eu vá para os EUA , com tudo ceto?

    Curtir

  7. Sou Brasileiro e possuo dupla cidadania Espanhola. Acabei de receber uma oportunidade de ir aos EUA e minha dúvida é, Tiro o visto pelo passaporte Espanhol ou o Brasileiro, qual é a dica?

    Curtir

  8. Tive o visto americano negado em 2001, na época q as Torres Gêmeas foram atacadas.
    Agora tenho nacionalidade portuguesa e estou aguardando o passaporte português.
    Posso viajar para os Estados Unidos com o passaporte português, mesmo me tendo sido negado o visto há 16 anos atrás?

    Curtir

    • Eu estava conversando com umas amigas e elas foram há alguns anos atrás e saíram 1 final de semana pro Canada e voltaram e nada aconteceu, eu tbm estou indo ficar lá com uma amiga e adoraria ficar mais que 90 dias! Tenho passaporte Alemão e não sei se isso é possível hj com o Trumph por la! Se alguém souber me avisem! Grata

      Curtir

  9. Eu vivi ilegalmente nos Estados Unidos,quando fui renovar meu visto falei a verdade e eles me negaram o visto,lógico será que com passaporte italiano consigo entrar nos USA tenho um namorado lá,já fazem 15 anos que estou no Brasil

    Curtir

  10. Olá tenho uma dúvida tenho passaporte brasileiro e português mas gostava de ter meu visto para EUA no brasileiro já que com o português não posso ficar além de 90 dias enquanto o brasileiro eu tenho a chance de ficar até 6 meses. Será que eu tenho chance de consegui o visto? Afinal gostava de ficar mais

    Curtir

  11. Olá ! Será que alguém consegue tirar uma dúvida…
    Meu passaporte brasileiro está vencido, porém o visto americano concedido nesse passaporte é válido até 2021. Eu me naturalizei cidadã portuguesa no ano passado e emiti um passaporte português. Viajarei para os EUA este ano e gostaria de saber se é preciso eu tirar um novo passaporte brasileiro, já que meu visto americano foi concedido para “cidadão brasileiro”, ou se posso viajar apenas levando o passaporte brasileiro (vencido porém com o visto) e levando também o passaporte português, que é novo. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • Boa pergunta, Nathália.
      Para já, você obrigatoriamente precisará renovar seu passaporte brasileiro para sair do Brasil.
      Sobre o visto, se ele é válido até 2021, não terá problema pois ainda está em tempo. Basta apresentar o passaporte referente ao visto (no caso, o brasileiro, desde que esteja renovado).
      Uma dica: entre neste site https://www.cbp.gov/travel/international-visitors/esta e faça um visto pela sua cidadania portuguesa, o custo é baixo (fiz ano passado e custou U$14,00, válido por 2 anos, em 1 hora já estava tudo OK). Quando for inserir os dados, NÃO DEIXE DE RESPONDER NENHUMA PERGUNTA, inclusive se tem outra cidadania e se possui visto nela!!!!
      Vou viajar novamente em Maio, então se quiser tirar alguma dúvida extra pode me contatar via e-mail.
      Espero que tenha ajudado!

      Curtir

  12. boa noite eu tenho a dupla cidadania italiana e estive nos USA por 1 ano e 3 meses fiquei ilegal, agora eu moro em madrid e estou querendo ir passear no fim do ano será que terei algum problema em entrar la novamente por ter ficado ilegal se vc puder me da umas dicas te agradecerei e se for possível me responda no email passarete@hotmail.com obrigado

    Curtir

    • O visto emitido para cidadania européia é válido por 3 meses, independente se o interesse é comercial ou lazer. Após esse período você correrá o risco de ser deportado. Veja:

      ¿Quién tiene que presentar una solicitud ESTA?
      Todos los nacionales o ciudadanos de países miembros del VWP que planean
      viajar a Estados Unidos en una aeronave o embarcación temporalmente
      por negocios o placer por 90 días o menos bajo el VWP necesitarán una
      autorización emitida vía el ESTA. Si un viajero sólo planea permanecer en
      tránsito en Estados Unidos en ruta hacia otro país, igualmente necesitará
      una autorización emitida a través de ESTA.

      Retirado de: https://www.cbp.gov/sites/default/files/documents/esta_2010_spanish.pdf

      Curtir

      • Uma pessoa que tem passaporte europeu, preencheu o ESTA, pode trabalhar nos EUA durante o período de 3 meses ?

        Curtir

  13. Estive hoje (16/03/17) na agência da PF em Indaiatuba, e a funcionária me confirmou que não é necessário ter o passaporte brasileiro se você tiver o passaporte português válido, utilize somente este último tanto na ida como na volta.

    Curtir

    • Olá. Boa noite. Eu tenho passaporte Italiano e realmente para sair do Brasil vc não irá precisar do passaporte Brasileiro. Mas para voltar precisará, em dezembro 2016, voltando de Londres UK, uma moça na minha frente foi chamada atenção e convidada a prestar esclarecimentos na sala reservada da PF.
      Isto não é regra. Somente uma experiência que vi.

      Curtir

    • infelizmente essa informação não está consolidada entre os funcionários da Policia Federal, pois eu tentei sair do Brasil apenas com o meu passaporte europeu e o Policial Federal, fez um escandalo que se eu era brasileira teria que sair com o brasileiro. isso ocorreu em novembro/2016.

      Curtir

      • Tenho passaporte espanhol. Em outubro de 2016 fui para o Qatar sómente com o passaporte espanhol válido e o RG brasileiro.
        Na volta, em março de 2017, entrei normal com o passaporte espanhol e o RG brasileiro. A Policia Federal informou que o RG basta, não precisa o passaporte brasileiro.

        Curtir

      • a mim me passaram uma multa de quase 900 reais pk minha filha estava saindo com o passaporte portugues e minha filha na0 tinha passsaporte brasileiro e ficamos no brasil mais de 90 dias. é mole isso? ja estive ilegal muitos anos em outro pais e isso nunca me aconteceu

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s